domingo, 27 de março de 2011

INDIGNAI-VOS

Título de livro de Stéphane Hessel, recente publicado em Portugal pela Editora Objectiva e exclusivo Fnac.
Eis um pouco do Prefácio da autoria de Mário Soares:
"(...) A crise, apesar dos desastres que tem causado, paralisando o funcionamento da União (europeia), pode ter vantagem de acordar a Europa do Euro para a necessidade absoluta de mudar de paradigma, fazendo avançar a Europa para uma estratégia conjunta que defenda o euro, com dimensão política, económica, financeira, fiscal, social e cultural. Ou avança nesse sentido ou entra em irremediável decadência, perdendo o lugar que ainda tem na cena internacional. O Relatório apresentado pelos sábios, presidido por Filipe Gonzalez, assim o escreve de forma meridiana.
A dificuldade resulta da larga maioria dos Governos terem hoje à sua frente políticos ultra-conservadores e pouco europeístas, no sentido que a palavra tinha para os Pais Fundadores da Comunidade Europeia: um projecto político de paz, de bem-estar para as populações, de justiça social e de democracia participada, com dimensão ambiental e uma preocupação ética dominante do serviço público, que obrigue todos os mecanismos do Estado, incluindo as parcerias público-privadas.
Por outro lado, há que reconhecer que os partidos Socialistas e Socila-Democratas, que sempre foram europeístas, deixaram-se "colonizar", nos infelizes anos de George W. Bush, pelo neo-liberalismo especulativo que, na boca de Tony Blair e dos seus apaniguados, se apelidou de "terceira via". Sempre me pareceu que essa "teoria" ajudaria a direita, em consequência, e levaria muitos Partidos Socialistas à decadência. Foi o que aconteceu.
(...)

Sem comentários:

Enviar um comentário