sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Redescobri Boaventura de Sousa Santos

Nestes tempos conturbados vim a redescobrir um ser com cujo pensamento muito me identifico.
No passado dia 01.01.2011 foi publicada uma entrevista no Jornal I com este sociólogo e, mais recentemente, no Jornal de Letras, Artes e Ideias de 12.01.2001 (n.º 1051) aparece nova entrevista e outros trabalhos sobre o mesmo.

Para ver a primeira entrevista ir por aqui:


ver a notícia directamente no Jornal I

Quanto ao "Jornal de Letras", recomendo a sua leitura numa qualquer biblioteca à vossa mão (dado que não consegui ir buscar à NET os textos em causa).
No entanto, começo hoje, aqui, a transcrever alguns dos seus ditos na referia publicação.
Assim:
"Boaventura, de A a Z
(e começando pelo F...)
F DE FMI
Acrónimo de Fome e Miséria Internacional conhecido pelo nome de Fundo Monetário Internacional, uma organização que nasceu com nobres intenções de estabilizar as finanças internacionais mas acabou transformado num clube de credores que zela pelos seus lucros a todo o custo, impondo aos países que caem sob a sua alçada três regras de ferro: liberalização dos mercados, privatização da economia e dos serviços públicos, destruição do Estado de bem-estar dos cidadãos e sua transformação em Estado de bem-estar do capital internacional. A destruição social e a injustiça que de tal decorre não entra no imaginário dos seus sacerdotes, para quem a pobreza é pecado dos pobres. Felizmente, hoje sabe-se que os países que saíram das crises em melhores condições foram os que se insurgiram contra as receitas do FMI. Só as segue quem é pusilânime, ignorante ou cúmplice. Tudo é mais fácil para o FMI quando as três características se juntam nos mesmos governantes"
(nota: o bold é da minha autoria).

Voltarei de novo até acabar o alfabeto.....

Sem comentários:

Enviar um comentário